Pages

sábado, 19 de janeiro de 2013

SOBRAL, HOSPITAL SERÁ REFERÊNCIA NA REGIÃO

Por .   Postado  sábado, janeiro 19, 2013   Sem Comentários

O Hospital Regional Norte Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior foi inaugurado ontem à noite neste município. Somente em fevereiro começará o atendimento, depois de feitas as contratações e treinamentos dos funcionários que já foram aprovados em seleção pública.

Segundo o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, as contratações só podem ser feitas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, responsável pela administração da nova unidade, após a entrega do imóvel com todos os equipamentos, o que foi feito ontem. 

"Serão quase dois mil funcionários. Destes, mais de mil são da área de saúde. Serão iniciados os contratos e treinamentos e, apenas no início de fevereiro, será liberada a agenda para marcação de consultas específicas, cirurgias eletivas e exames", aponta.

Melhorias fundamentais estarão garantidas no novo hospital, que ofertará atendimento de saúde para a população de Sobral e de outros 54 municípios desta região, constituída de 1,6 milhão de pessoas

Depois, serão disponibilizados os leitos da Unidade de Tratamento Intensivo, atendimento de alta complexidade e, por último, os setores de urgência e emergência.

Durante o resto do mês de janeiro, serão feitas reuniões com Prefeituras, Conselhos de Saúde, Sindicatos e outros órgãos, conforme explicou o secretário de Saúde, para definição do cronograma de atendimentos das demandas.

Vantagens
Ele ressalta a maior abrangência da nova unidade hospitalar, que trará mais vantagens para a Zona Norte do Estado. "É quase a junção do Hospital Geral, Instituto Doutor José Frota, Hospital Geral Doutor César Cals e Hospital Infantil Albert Sabin", aponta. 


O principal diferencial será o atendimento da alta complexidade, inexistente na região, com destaque para a saúde reprodutiva da mulher, inclusive com o acompanhamento de gravidez de alto risco.

"O tratamento pediátrico de alta complexidade também é uma novidade, assim com a ala psiquiátrica própria para tratamentos que necessitem do regime de internação.


Na área de exames, a ressonância magnética também é algo novo na saúde no interior do Estado". Antes, esse tipo de exame em rede pública era feita apenas em Fortaleza. Agora, está presente tanto em Sobral quanto no Hospital Regional do Cariri.

Quando estiver funcionando em sua totalidade, o HRN contará com 1.641 profissionais, sendo 342 médicos, e estrutura de assistência com 382 leitos. Deste total, 199 são exclusivamente para internação. O número de leitos de UTI chegará a 70, que somados aos 30 semi-intensivos da Unidade de Pediatria subirá para 100 leitos. Ele terá ainda capacidade para realizar 60 cirurgias por dia e 1.300 internações por mês.

Sua estrutura, de acordo com o diretor da Construtora Marquise, Renan Carvalho, responsável pela obra, servirá de modelo para futuros hospitais do Estado, com refrigeração diferenciada.


 "O Hospital Regional Norte é uma obra modelo para os futuros hospitais do Estado. Entregar esta importante obra no prazo programado e com a qualidade exigida pelo cliente é motivo de muita satisfação para nós, pois uma obra desta envergadura e especificidade carece obrigatoriamente de boa técnica e muita eficiência de planejamento", afirma ele. Carvalho também destaca todas as atividades de uma grandiosa obra civil.

"Executamos, com base nas especificações do programa, serviços de refrigeração diferenciada, instalações de sistema de gases medicinais, sistema de monitoramento cardíaco, sistema de tratamento e reúso das águas pluviais para irrigação, além de uma central de armazenamento e triagem de resíduos sólidos, atividades que a diferenciam tecnicamente das outras obras", explicou ele.

Novo tempo
Para o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, o equipamento marca um novo tempo na saúde não só da cidade, como de toda a região, por ser o primeiro hospital publico estadual da Zona Norte. "Este hospital garantirá melhorias fundamentais no atendimento da saúde da população de Sobral e de outros 54 municípios desta região, constituída de 1,6 milhão de pessoas. 


É um marco histórico para a saúde dos sobralenses", disse. Com mais de 57 mil metros quadrados de área, o hospital será o maior do Interior do Nordeste e atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS) casos de alta complexidade até então descobertos na região. Foram investidos R$ 227,15 milhões, com recursos do Governo do Estado e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na construção e aquisição de equipamentos da nova unidade.


Atendimento será em áreas diversificadas
O Hospital Regional Norte oferecerá para a população residente nos municípios da região, além de médicos e 232 enfermeiros, atendimento com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, cirurgião dentista, assistente social, nutricionista, farmacêutico, ouvidor, psicólogo. 


Com 11 blocos, incluindo o da Unidade de Psiquiatria com 21 leitos, o HRN, como hospital-escola, também formará novos profissionais de saúde. A área superior do bloco G é destinada exclusivamente ao ensino e pesquisa.

As especialidades médicas serão cirurgia geral, traumatologia, neurologia, mastologia, ginecologia, psiquiatria, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, hematologia, nefrologia, infectologia, cardiologia e também radiologia.

Serão realizados exames de ressonância magnética de 32 canais e tratamentos psiquiátricos que necessitem de internação, com 23 leitos disponíveis; e acompanhamento de gravidez de risco, inclusive com toda assistência para gestante e bebê, após o nascimento, com todos os procedimentos disponíveis.dn

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee