Pages

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SÁVIO PREFEITO:IPU DE VOLTA AOS JORNAIS.

Por .   Postado  quinta-feira, novembro 29, 2012   2 Comentários


Após ser afastado do cargo por três vezes e ter a prisão decretada pela Justiça, o prefeito de Ipu, Sávio Pontes, reassume a gestão sob protestos de ipuenses. Sávio permanece no cargo por pouco mais de um mês, até entregar a administração ao prefeito eleito Sérgio Rufino (PCdoB).

Sob gritos de protesto e ovadas, o prefeito afastado do município de Ipu, Sávio Pontes (PMDB), voltou ao cargo na manhã de ontem, após três meses longe do Executivo municipal ipuense. Acusado de participar de esquema de desvio de verbas que seriam destinadas à construção de kits sanitários no Ceará, o peemedebista retornou à Cidade após decisão judicial anunciada na última terça-feira pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Até então, quem ocupava a chefia do Executivo ipuense era o vice-prefeito, Luiz de Gonzaga Timbó. (PMDB)

“A decisão foi sobre o mérito do habeas corpus. A Justiça viu que não havia elementos que justificassem a prisão ou o afastamento do prefeito”, comemorava o advogado de Sávio, Flávio Jacinto. O sentimento de satisfação, porém, não se estendeu à população do município localizado na Região Norte. Quando desembarcou na Cidade para tomar posse novamente, Sávio Pontes foi recepcionado com arremessos de ovos por parte de grupo de moradores que se aglomerou em frente à Câmara Municipal e ao Fórum da Cidade.

“Era ‘pra lá’ de mil pessoas. A população inteira se juntou contra o prefeito”, contou ao O POVO o secretário da Delegacia Municipal de Ipu, Paulo César. Segundo ele, duas mulheres que estariam à frente do movimento tiveram de ser encaminhadas à delegacia, e prestaram depoimento durante a tarde de ontem.

Para dar apoio ao prefeito, aparato com 12 viaturas da Polícia Militar e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi deslocado à cidade ainda na manhã de ontem. “Com a escolta que foi formada, o prefeito não sofreu nada”, relatou o funcionário da delegacia.

Acusações
O sentimento de indignação da população ipuense é justificado pela acusação do Ministério Público Estadual de que Sávio integrou esquema de desvio de R$ 3 milhões em projetos de construção de kits sanitários, no chamado “Escândalo dos Banheiros”. 

Durante as investigações do MP, o prefeito chegou a ser preso em junho, depois de passar seis dias sendo procurado pela Polícia. Após se entregar, Sávio teria deixado sua cela no quartel do Corpo de Bombeiros e se internado no Hospital Prontocárdio, por conta de problemas de pressão. Além da prisão, ele já havia sido afastado três vezes do cargo.

Sávio Pontes encerra o mandato em 1° de janeiro, quando entrega o cargo a seu adversário Sérgio Rufino (PCdoB), eleito em outubro.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

De acordo com a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), o município de Ipu foi palco do maior esquema de desvio de verbas públicas que seriam usadas para construção de kits sanitários.

Cronologia

29/06/2011: O POVO visita o município de Ipu e mostra que banheiros prometidos não haviam sido construídos. Promotor Keneddy Carvalho denuncia empresa fantasma e fraudes milionárias em licitação.

15/06/2012: Após denúncia do MP, Tribunal de Justiça determina prisão de Sávio Pontes.

21/06/2012: Seis dias após ter a prisão decretada, o prefeito afastado se apresenta à Polícia.

22/06/2012: Vice-prefeito Luiz Timbó assume a Prefeitura, com queima de fogos e festa em Ipu.

28/06/2012. Por decisão judicial, Sávio Pontes retorna à Prefeitura.

13/09/2012. Decisão judicial pede novo afastamento do prefeito.

28/11/2012. Sávio Pontes reassume a Prefeitura.O POVO.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

2 comentários:

  1. O funcionario da delegacia podia ter dito para o jornal o povo que quem determinou a finança da Soraya foi o delegado e nao o Juiz como é o certo e tambem que tinha sidopago em mãos e não em boleto bancario como manda a lei, ha esquecie nessa terra ñ tem lei.

    ResponderExcluir
  2. ELE TAMBÉM ESQUECEU DE DIZER QUE UMA DAS MULHERES, PROFISSIONAL DA SAÚDE, DE NÍVEL SUPERIOR,TRABALHARORA, SERVIRORA MUNICIPAL, MÃE DE FAMÍLIA QUE JÁ PERDEU O SEU CARRO POR TER SEUS SALÁRIOS ATRASADOS,JÁ QUASE EM DESESPERO, CONTINUA ENJAULADA NO PRESÍDIO DE IPU. CRIME QUE PRATICOU??? GRITAR, EXTRAVASAR TAMANHA INJÚRIA E FALTA DE RESPEITO COM O NOSSO POVO POR PARTE DESTE QUE VOLTA COMO PREFEITO.
    É MOLE? ELE QUE COMETE CRIME POR CIMA DE CRIME, CONTINUA SOLTO...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee