Pages

terça-feira, 27 de novembro de 2012

REFORMA POLÍTICA VOLTA A SER DEBATIDA NO CONGRESSO

Por .   Postado  terça-feira, novembro 27, 2012   Sem Comentários

Considerado um tema de difícil tramitação no Congresso, a reforma política começa a ser apreciada na Câmara dos Deputados no próximo dia 4 de dezembro, após dezenas de reuniões e audiências públicas promovidas pela Comissão Especial da Reforma Política.
As informações são do deputado federal Mauro Benevides (PMDB), que integra a referida Comissão e acompanha o projeto desde o início.

Os três pontos que imprimem mudanças mais significativas à atual legislação é o financiamento público de campanha, lista pré-ordenada de candidatos e fim das coligações partidárias nas disputas proporcionais. O relator do projeto é o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

De acordo com Mauro Benevides, o acordo para o financiamento público exclusivo de campanha deverá ser aprovado sem maiores embargos pelos parlamentares. Conforme explica, o objetivo de fixar uma única fonte para todos os candidatos, a União, é coibir o abuso do poder econômico, o que reduziria as campanhas milionárias.

Polêmicos

Um dos pontos mais polêmicos, acredita o deputado, é a lista preordenada. O eleitor poderá escolher se dará o voto à lista preordenada pelo partido ou a determinado candidato. "Não vai haver hierarquização dos domínios dos respectivos partidos", ressalta, pois todos os candidatos devem constar na lista.

O ponto é considerado delicado porque existem outras propostas, como a apresentação de lista fechada e a manutenção da atual sistematização. Outro aspecto que deve gerar polêmica é o fim das coligações proporcionais, o que dificultaria a sobrevivência das pequenas siglas.

Embora admita as "objeções" que devem surgir, Mauro Benevides espera que a matéria seja votada em plenário ainda este ano, até o dia 20 de dezembro.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee