Pages

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PREFEITURA E AS ESTRUTURAS APODRECIDAS

Por .   Postado  quarta-feira, novembro 21, 2012   Sem Comentários



Há dois meses, a Polícia Federal prendeu uma dezena de pessoas por esquema de corrupção e uso da máquina pública para favorecer o candidato governista a prefeito de Trairi. O prefeito foi afastado e toda sua linha de sucessão imediata – vice, presidente da Câmara e procurador-geral do Município – foram para a cadeia, mais a primeira-dama e outro vereador, dentre outros menos cotados. 
A cidade ficou quase uma semana sem gestor. Ontem, em nova operação, a Polícia Federal prendeu mais 12 pessoas no Município, inclusive a prefeita eleita Regina Nara (PSDB), o vice-prefeito eleito, o pai dela, um vereador eleito e um reeleito. 
Todos detidos, também, por crime eleitoral, mas para favorecer grupo hoje na oposição. Ou seja, as duas principais forças políticas do Município foram em bloco para trás das grades no intervalo de dois meses. Pode parecer que a situação de Trairi está na casa do sem jeito, mas, na verdade, a situação é ainda pior. 
Desde o ano passado, foram afastados pelo menos 16 prefeitos em todo o Ceará, conforme dados obtidos a partir de levantamento do Banco de Dados do O POVO. Três deles foram para detrás das grades. De outubro para cá, foram ainda cumpridos mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Sobral e na casa do prefeito de Meruoca.

O diagnóstico é inequívoco: os criminosos se instalaram em prefeituras por todo o Estado. O problema não é localizado, mas endêmico. A crise ética é estrutural. As cúpulas partidárias fingem que não é com elas, mas é o modelo político que permite aos bandidos controlar os diretórios nos municípios, candidatarem-se e vencer as eleições. E o aparato institucional das administrações favorece a corrupção. O sistema inteiro despenca de podre.

O alarmante é que as alternativas aos atuais governantes nem sempre representam solução. Observe-se o caso de Trairi. Ou, ainda, Cariús, onde candidata a prefeita e seu marido foram presos, há dois meses, acusados de envolvimento com esquema internacional de tráfico de drogas e compra de votos. Mostra de que o problema não está nas pessoas, mas no arcabouço institucional que viabiliza e favorece o assalto ao bolso do povo cearense.


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee