Pages

sábado, 3 de novembro de 2012

PREFEITO QUER TRANSPARÊNCIA SOCIAL

Por .   Postado  sábado, novembro 03, 2012   Sem Comentários


O prefeito eleito de Fortaleza, deputado Roberto Cláudio (PSB), garantiu que vai "aprofundar e avançar os mecanismos de transparência social" da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a partir do próximo ano. A declaração foi dada na última quarta-feira, antes de participar de uma reunião interna do PSB na sede do diretório municipal.


Roberto Cláudio, antes da reunião do PSB para avaliar o pleito,
disse que pretende criar instrumentos para garantir que a população acompanhe os investimentos públicos e cobre o cumprimento dos prazos 
De acordo com o novo prefeito, Roberto Cláudio, o objetivo é de a gestão cumprir "integralmente" a Lei Geral de Acesso à Informação na Capital, visando democratizar a gestão dos recursos públicos e execução de projetos do município. A Lei está em vigor em todo o País e, para cumprí-la, todos os órgãos da administração pública, nas esferas municipal, estadual e federal, precisam estar aptos para prestar informações à população. "Quero criar instrumentos com mais transparência e garantir que a população acompanhe todo dia os investimentos públicos e cobre prazos", ressaltou.

Melhorar ouvidoria, criar o 0800 da Prefeitura e ampliar o Portal da Transparência são algumas das ações propostas por Roberto Cláudio. "Enfim, tornar mais acessíveis as contas públicas e os investimentos da Casa, as ações da Prefeitura", resume o pessebista. Ele explica que a ouvidoria deve "prestar informações em prazo hábil para o questionamento de qualquer cidadão sobre alguma coisa que diz respeito à Prefeitura".

Questionado se todos os partidos da coligação que o apoiou seriam contemplados na ocupação de cargos da gestão municipal, o prefeito eleito não quis entrar em detalhes e ressaltou que a primeira etapa após as eleições é fazer um "estudo aprofundado e detalhado" do funcionamento da Prefeitura de Fortaleza. Só após esse momento, reafirma, ele pretende convocar os dirigentes partidários para uma conversa programática.

Organograma
"O que a gente quer é entender melhor o organograma da Prefeitura, quais são os investimentos feitos, os problemas em andamento", justificou. O prefeito eleito, Roberto Cláudio, também não quis falar de prazos. Para ele, a atual fase ainda é de "expressar gratidão e nenhuma discussão partidária".

Já o presidente municipal do PSB, Karlo Kardozo, explicou que a reunião da cúpula pessebista na última semana teve o intuito de debater como o partido poderá contribuir com a nova gestão. O dirigente também disse acreditar que, a partir de agora, a legenda tem uma maior responsabilidade por estar à frente da Prefeitura da Capital.

"Temos consciência que o partido não é apenas uma sigla para eleger prefeitos, vereadores, deputados. Ele tem uma participação real no cotidiano, no dia a dia das definições das políticas públicas para a cidade", avalia Kardozo. Ele complementa que o partido deve ser um "interlocutor entre a sociedade civil organizada e o governo".

Em uma referência clara ao PT, Karlo Kardozo destacou que a reunião que ocorreu na última semana dá início a uma etapa para "agregar" diversas forças políticas do partido. "Uma das razões para nós lançarmos um candidato foi esse encastelamento, essa falta de diálogo que o Partido dos Trabalhadores, não o partido como um todo, mas esse segmento que estava na administração municipal não tinha com os partidos, não tinha coma sociedade civil organizada", disse o dirigente do PSB.

Conforme explica Kardozo, o deputado Roberto Cláudio tem um tom conciliador e consegue dialogar com diferentes lideranças, assim como prevê a diretriz do partido, considera. "Através dessa forma do PSB gerir é que nós vamos ter um mecanismo para aprofundar o diálogo e implementar não apenas a visão de um segmento do PSB", declarou o presidente municipal pessebista, na quarta-feira.

Diálogo
Para Karlo Kardozo, a legenda tem o papel não apenas de "eleger prefeitos, vereadores, deputados", mas também de ter "uma participação real no cotidiano no dia a dia das definições das políticas públicas para a cidade". Utilizando como parâmetro a atual gestão municipal, ele complementou: "ninguém pode se encastelar e um grupo político gerir uma cidade de 2,5 milhões de habitantes. É necessário um diálogo permanente, constante, com o maior número de representantes dessa cidade".

O deputado Ivo Gomes, irmão do governador Cid Gomes e um dos principais críticos da administração da prefeita Luizianne Lins (PT), esteve presente na reunião do PSB, mas disse ao Diário do Nordeste que prefere não conceder entrevistas à imprensa agora. Ele prometeu se pronunciar em breve.dn 

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee