Pages

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

DILMA DIZ ACATAR DECISÃO DO STF

Por .   Postado  segunda-feira, novembro 19, 2012   Sem Comentários


A presidente Dilma Rousseff disse em entrevista ao jornal espanhol "El País", publicada ontem, que "acata" as sentenças do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, mas ponderou que ninguém está "acima dos erros".


"Sou radicalmente favorável a combater a corrupção, não só por uma questão ética, mas por um critério político. (...)Há muitos procedimentos jurídicos neste terreno e como presidente da República não posso me manifestar sobre as decisões do STF. Acato suas sentenças, não as discuto. O que não significa que ninguém neste mundo de Deus esteja acima dos erros e das paixões humanas", disse a presidente brasileira.

Essa foi a primeira declaração de Dilma sobre o mensalão após a condenação dos petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares pelo STF.

A entrevista foi realizada na última segunda-feira, dia em que o Supremo estabeleceu para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu penas que, somadas, chegam a dez anos e dez meses de prisão. Dirceu foi condenado no julgamento do mensalão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.

Na entrevista, a presidente também falou sobre entraves ambientais para a construção de usinas hidrelétricas. "A única maneira de abordar esse tema é promovendo audiências públicas, tanto quanto necessárias". Ao falar de sua história, Dilma relembrou a ditadura militar. "Meu tempo na prisão me ajudou a entender que o regime militar não sobreviveria porque não podia deter, torturar e matar todos os jovens".

A presidente defendeu realizações dos mandatos de Lula e citou a criação do Portal da Transparência e da Lei de Acesso à Informação. "Poucos governos têm feito tanto pelo controle do gasto público como o do presidente Lula", disse.

Dilma criticou as políticas de ajuste fiscal como forma para combater a crise europeia. "Não acredito que o problema da Europa seja seu modelo de Estado de bem-estar. O problema é que foram aplicadas soluções inadequadas para a crise e o resultado é o empobrecimento das classes médias. Neste ritmo, haverá uma recessão generalizada", disse. Para a presidente, a melhor maneira de combater a crise europeia seria com investimento e estímulos ao crescimento.

Dilma disse ainda acreditar que o euro seja um projeto inacabado, e que, na prática, não funciona como uma moeda única.

A presidente brasileira deixou Cadiz, no sul da Espanha, onde participou da Cúpula Ibero-Americana, e rumou para Madri na noite de sábado (17). Ontem, pouco antes das 13h, ela deixou pela garagem o hotel Intercontinental, em que está hospedada, evitando os jornalistas.DN 

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee