Pages

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Por .   Postado  segunda-feira, novembro 05, 2012   Sem Comentários

A Avenida Beira-Mar, um dos cartões-postais da Capital cearense, ficou toda cor-de-rosa, na manhã de ontem, com o encerramento do movimento em prol da luta contra o câncer de mama, chamado Outubro Rosa. A IV Caminhada Rosa reuniu milhares de pessoas, entre elas mulheres que venceram a doença, parentes, amigos, simpatizantes da causa e profissionais de saúde de Fortaleza, juntos em um grande objetivo: conscientizar.


A Avenida Beira-Mar se tingiu de cor-de-rosa, na manhã de domingo, num alerta para o avanço do câncer de mama 

Quem já passou ou passa por esse problema na família sabe a importância do acesso a uma informação correta. É o caso da empresária Maria José Fernandes, 57, que perdeu a irmã, vítima da doença por não ter tomado as devidas precauções. Ao som do Trio Elétrico que acompanhava a caminhada, a empresária, uma das participantes mais animadas do evento, pulava e dançava em prol do movimento. "Adoro participar para ajudar na causa. A doença aparece cada vez mais cedo e ainda hoje muitas mulheres se recusam a fazer o exame", disse.

Familiares e amigos da estudante Eliane Caúla, 50, estiveram no evento representando a força e a luta contra a doença. Portadoras de câncer de mama, Eliane e sua irmã sabem o quanto o fato muda a vida de uma pessoa e aconselham as mulheres a fazerem o exame periódico sempre. "Antes de descobrir a doença, em 2009, vivia com depressão. Após o diagnóstico passei a ter um estímulo a mais para viver e hoje estou muito bem", contou Eliane. Contudo, ela explica que enfrentar a doença não é fácil, especialmente no caso dela, que precisou da mastectomia. "A quimioterapia e a perda do cabelo me deixaram muito triste. Quem enfrenta o problema precisa ter muita força de vontade e total apoio familiar".

A coordenadora do Outubro Rosa no Ceará, Valéria Mendonça, avalia o movimento deste ano como positivo pela grande adesão da sociedade e da classe política. No entanto, conforme explica, a falta de informação, considerado o maior problema no combate a doença, é algo que deve ser trabalhado sempre. "Com tudo o que a gente já avançou e já fez, ainda sim temos 35 mulheres morrendo por dia no Brasil vítimas de CA de mama".

A violência contra a mulher, segundo acrescenta, foi algo também trabalhado durante a campanha deste ano. "Temos dados relevantes que provam o tanto de mulheres que são agredidas no período da mastectomia", explica Valéria.

Diagnóstico

O Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, presente na caminhada, esclarece que o fator principal para o surgimento do câncer de Mama é o envelhecimento da população. Segundo explica, para diminuir a incidência de casos graves da doença, assim como o índice de mortalidade, é preciso se trabalhar em um diagnóstico precoce.

"Na fase inicial a lesão é bem restrita e tratável. A importância desse movimento é fazer com que as mulheres não fiquem com receio e procurem o médico o mais precocemente possível", declarou.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee