Pages

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MINISTRA CÁRMEN LÚCIA DIZ QUE É PRECISO INVESTIGAR O MOTIVO DE TANTAS AUSÊNCIAS.

Por .   Postado  segunda-feira, outubro 29, 2012   Sem Comentários




A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou neste domingo que considera "preocupante" o fato de 19,11% dos eleitores não terem comparecido às urnas neste segundo turno das eleições municipais.
Ela afirmou que o aumento na abstenção deve ser investigado pela Justiça Eleitoral, "para que se tenha verificação adequada do porquê das ocorrências e, portanto, quais medidas podem ser tomadas". Em 2008, no segundo turno, 17.8% deixaram de votar. Em 2010, 21,5% faltaram às urnas, também no segundo turno. "É, sim, preocupante qualquer aumento em relação a outras eleições. Toda abstenção não é boa porque significa que a representatividade pode levar a questionamento", disse.
 
Questionada a respeito de um episódio de agressão ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que foi hostilizado durante o voto neste domingo, ela descartou um possível equívoco de parte da população sobre o papel da Justiça no país. Disse, ao contrário, lamentar qualquer atitude violenta contra gentes públicos. "Acho que a compreensão do papel da Justiça pelo cidadão, que hoje demonstra buscar o que é melhor para cidade, não é afetado por um tipo de situação específica", disse. 
 
Agilidade - A ministra ainda defendeu a realização de sessões extras para votar os recursos remanescentes das eleições deste ano. Ela tem dito que pretende encerrar o julgamento dos cerca de 1.634 processos que aguardam decisão até a diplomação dos vereadores e prefeitos eleitos, prevista para o dia 19 de dezembro.
 
"Houve empenho do TSE, nesse primeiro momento ate a última quinta-feira, de ter pelo menos uma decisão de mérito sobre casos apresentados em processos nos quais tinham candidato de segundo turno", disse Cármen Lúcia. Segundo ela, foram recebidos 4.667 processos relativos ao pleito de 2012, dos quais 65% tiveram ao menos algum tipo de decisão. "De toda sorte, para todos esses processos que ainda não foram julgados, estamos com o tribunal todo empenhado. A sociedade espera resposta antes para evitar que depois da diplomação sobrevenha uma decisão que possa mudar o resultado."
 
Ocorrências - Ao longo de todo o domingo, foram registradas 474 ocorrências em todo o país, segundo o último balanço do dia do TSE. Delas, 118 tiveram prisão -- a maior parte no Rio de Janeiro, com 81 detenções. Minas Gerais foi o estado com maior número de ocorrências: 137, seguido pelo Rio de Janeiro, com 132.
 
Foram substituídas neste domingo, ainda segundo o TSE, 303 urnas, em torno de 0,3% do total disponível. Nenhuma sessão, em todo o país, teve de operar com voto manual.VEJA.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee