Pages

domingo, 28 de outubro de 2012

ELEIÇÃO EM FORTALEZA; IBOPE DAR EMPATE TÉCNICO

Por .   Postado  domingo, outubro 28, 2012   Sem Comentários


A eleição para prefeito da quinta maior cidade do Brasil promete ser a mais disputada desde que foi instituída a realização de segundo turno no País, com a Constituição de 1988. A última pesquisa Ibope em Fortaleza, divulgada na noite de sábado (27), indica que Roberto Cláudio (PSB) está com 44% das intenções de voto, enquanto Elmano de Freitas (PT) tem 42%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, segundo o instituto, o cenário é considerado empate técnico.

Os número apontam ainda que 4% dos fortalezenses estão indecisos e que outros 10% pretendem votar em branco ou nulo. O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 27 deste mês e entrevistou 1.001 eleitores na Capital cearense.

A pesquisa foi contratada pela TV Verdes Mares e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo nº CE-00184/2012.

Quando são levados em conta somente os votos válidos (excluídos os brancos, indecisos e nulos), Roberto Cláudio aparece com 51% das intenções de voto e Elmano de Freitas, 49%.

A pesquisa Ibope divulgada no dia 18 de outubro mostrava Roberto Cláudio com 41% das intenções de voto e Elmano com 39%. Os percentuais de indecisos e branco/nulo eram, respectivamente, 6% e 14%.

No dia 25 de outubro, um outro levantamento do instituto de pesquisa mostrou empate entre os candidatos do PSB e do PT. Ambos tinham 43%. Os votos de indecisos representavam 3% e brancos/nulos, 11%.

Outras capitais
Em cidades como Manaus (AM), São Paulo (SP) e Curitiba (PR) as diferenças entre os candidatos a prefeito são bem maiores do que em Fortaleza.

O tucano Artur Virgílio tem 36 pontos percentuais à frente da comunista Vanessa Grazziotin. A última pesquisa Ibope (dia 26) em Manaus mostra 68% das intenções de voto para Virgílio (PSDB) contra 32% para Vanessa (PCdoB), apoiada pelo PT.

Na maior capital do País, é o PT quem deve comemorar a vitória de seu candidato. Fernando Haddad tem 59% das intenções de voto, segundo o Ibope, enquanto José Serra (PSDB) tem 41%. Em Curitiba, a diferença entre Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Jr. (PSC) é de 16 pontos percentuais, de acordo com o Ibope. Fruet tem 58% das intenções de voto. Ratinho Jr, 42%.

Apuração
Para decidir quais serão os futuros prefeitos em 50 cidades de todo Brasil, 31,7 milhões de eleitores voltam às urnas neste domingo (28), entre as 8h e 17h, no 2.º turno das eleições municipais. A disputa envolve candidatos de 18 partidos em municípios espalhados por 20 Estados, sendo 17 capitais, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O PT é a legenda com maior presença neste segundo turno, concorrendo em 22 cidades, depois de ter conseguido um aumento de 14% no número de prefeituras ainda no primeiro turno em relação a 2008. Se for bem-sucedido, o partido pode chegar ao comando de até 649 cidades, incluindo capitais como São Paulo, Salvador e Fortaleza.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee