Pages

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A IMPRENSA HONESTA E DESENGAJADA TEM UM COMPROMISSO COM A VERDADE.

Por .   Postado  segunda-feira, outubro 29, 2012   Sem Comentários



Jornalismo não é ciência exata e jornalistas não são autômatos. Além disso, não se faz bom jornalismo sem emoção. A frieza não é humana e, portanto, antijornalística.




A neutralidade é uma mentira, mas a isenção é uma meta a ser perseguida. Todos os dias.

A imprensa honesta e desengajada tem um compromisso com a verdade. E é isso que conta. Os jornais têm prestado um magnífico serviço no combate à corrupção e na construção da democracia. Alguém imagina que o saldo extraordinário do julgamento do mensalão teria sido possível sem uma imprensa independente?

Os réus do mensalão podem fazer absurdas declarações de inocência, desmentidas por um conjunto sólido de provas. Podem até mesmo manifestar desprezo pelas instituições da República. Para o ex-presidente Lula, por exemplo, o povo não está interessado no mensalão, mas no desempenho do Palmeiras. A declaração, lamentável, pode até corresponder ao atual estágio da consciência política de grandes parcelas da sociedade. Mas o julgamento do mensalão, ao contrário do que pensa Lula, vai mudar muita coisa. Vai, sobretudo, dar um basta ao pragmatismo aético que tanto mal tem feito ao Brasil.

O mensalão, que Lula pateticamente insiste em dizer não existiu, não foi uma invenção da imprensa. A imprensa apenas cumpriu o seu papel de denúncia e de cobrança.

É sempre assim. Foi assim com Collor. E será assim no futuro. Jornais de credibilidade oxigenam a democracia. As tentativas de controle da mídia, abertas ou disfarçadas, são sempre uma tentativa de asfixiar a liberdade.

FONTE:DN/Carlos Alberto Di Franco/Professor e doutor em Comunicação

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee