Pages

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

OPOSIÇÃO DENUNCIA USO DA MAQUINA DA PREFEITURA NA ELEIÇÃO

Por .   Postado  quinta-feira, setembro 06, 2012   Sem Comentários


Clima de tensão na Câmara Municipal, ontem. Vereadores aproveitaram a primeira sessão da semana para apresentar algumas denúncias contra o Governo municipal, relacionadas a processos licitatórios e uso da máquina pública para beneficiar alguns vereadores e o candidato do PT à Prefeitura da Capital, Elmano de Freitas. Os vereadores esqueceram até a disputa pela instalação ou não da CPI do Bolsa Família, motivo de intensos debates e de troca de insultos na última semana.


Vereador Plácido Filho com o gravador à frente do microfone para ampliar o áudio do diálogo entre uma representante do sindicato do pessoal terceirizado da Prefeitura de Fortaleza e o chefe do distrito de saúde da Regional I, sobre como evitar as demissões de contratados vinculados a alguns vereadores.

O fato que praticamente dominou as discussões de ontem foi levado pelo líder da oposição, vereador Plácido Filho (PDT). Ele ocupou a tribuna para reproduzir gravações de áudio em que, segundo ele, comprovam as pressões que os servidores terceirizados da Prefeitura estariam sofrendo para trabalhar na campanha de vereadores ligados à prefeita Luizianne Lins e apoiarem o candidato do PT, Elmano de Freitas. 


A denúncia já era de conhecimento de alguns candidatos a prefeito de Fortaleza, tanto que o senador Inácio Arruda (PCdoB), durante visita ao Legislativo Municipal, na semana passada, informou sobre o fato, que foi apresentado por Plácido Filho, ontem, durante os trabalhos ordinários da Casa.

Apoiar

Em uma gravação, o chefe do distrito de saúde da Regional I, Eymard Bezerra Maia, explica a uma dirigente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Seeaconce), que se passava por uma filha de empregado da Prefeitura, que para ter o seu contrato mantido, ele teria que apoiar um dos vereadores que estão do lado de Elmano de Freitas. 

Na gravação de quase quatro minutos, o representante da Prefeitura diz que o “único” jeito de a pessoa conseguir o cargo de volta seria “procurar o político que está apoiando o Elmano de Freitas, que está do lado da prefeita”. Segundo ele, esse método estaria acontecendo com todos os terceirizados da Prefeitura, que “convidava" essas pessoas para rescindirem os contrato com o IDGS (Instituto de Desenvolvimento e Gestão da Saúde)por conta dos apoios que tinham antigamente, “por conta das famigeradas grades. 


Provavelmente o seu pai foi colocado com o Casimiro 'Filho' ou por um vereador que não está apoiando o Elmano, está apoiando o tal do Roberto Cláudio ou está apoiando outro candidato. Então, como o IDGS tem e sabe, está chamando. Eu já soube de outras pessoas”, diz Eymard Bezerra na gravação.

Chantagem

Em outro áudio obtido pelo Diário do Nordeste, o próprio líder da prefeita, o vereador Ronivaldo Maia (PT), confirma que ações desse tipo aconteciam na administração. Durante conversa que teve com uma sindicalista (ela prefere não ter sua identidade revelada), o petista chega a dizer que nunca concordou em se “empregar assim”, mas que o problema é que, quando se chega ao poder, “a chantagem é grande”. Ainda segundo a gravação, Ronivaldo diz que não estaria tirando os terceirizados no horário de trabalho para fazer bandeiraço para o candidato da PT, Elmano, somente depois do horário de serviço desses. 

“A gente não faz assim. Às vezes, é um chefe local, mas essa orientação não existe. A gente manda dizer: 'cuidado, só pode fazer campanha depois do horário do trabalho'", diz o parlamentar, ao ser questionado pela sindicalista sobre as orientações de mandar as pessoas trabalharem para a campanha petista. 

Demitidos

Na tribuna da Casa, ao ser abordado pela oposição sobre esses posicionamentos da Prefeitura, o vereador chegou a questionar seus pares se esta prática foi inventada na gestão da prefeita Luizianne Lins ou se já existia. Segundo Plácido Filho, pelo menos 180 terceirizados ligados ao vereador Walter Cavalcante (PMDB) teriam sido demitidos e que isso seria caso para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar as irregularidades durante esta eleição. Outros parlamentares pediram uma intervenção do procurador eleitoral, Márcio Andrade Torres, no caso. 

A presidente do Seeaconce, Maria da Penha Mesquita de Sousa, disse que a reclamação é feita por todos os terceirizados da Prefeitura, e que, recentemente, somente em uma escola da Regional III, onze pessoas foram demitidas por não apoiarem candidatos aliados da prefeita Luizianne Lins. “A gente sabe de onde vem as demissões. Elas vêm do gabinete da prefeita, é o (Waldemir) Catanho quem está por trás disso. É ele quem manda demitir as pessoas dessa forma”, reclamou. 

Estarrecido
Os vereadores de oposição criticaram as denúncias que chegaram até a Casa e se disseram surpresos com os fatos. “Estou estarrecido com tudo isso. É uma heresia de gestão. Precisamos de uma intervenção urgente na Prefeitura de Fortaleza. Precisamos acionar a Polícia Federal”, disse o vereador de oposição, Ciro Albuquerque (PTC), ao ficar sabendo das denúncias. “Impor, encurralar o povo, isso é imoral. Esta é uma administração falida, de cultura política atrasada. É sim um coronel de saia”, criticou Salmito Filho (PSB).

“A prefeita deveria demitir era o pai do Leonelzinho (Alencar) que não vai trabalhar e agora ganhou férias. Ronivaldo, Acrísio e Guilherme, que não vem trabalhar, não foi assim que o Lula ensinou, Está na hora de vocês criarem vergonha na cara. Vamos impugnar essa candidatura imoral”, atacou Toinha Rocha (PSOL). Ronivaldo Maia, por sua vez, disse à imprensa que as gravações eram “montagens” e chamou o candidato do PSB à Prefeitura de Fortaleza de “aprendiz de coronel”.
O presidente da Mesa Diretora, Acrísio Sena (PT), que também é citado em uma das gravações foi vaiado pelos manifestantes que lotaram a parte do auditório que está servindo de galeria onde acontecia a sessão, quando tentou avisar a Plácido Filho que seu tempo estaria se esgotando e este revidou. “Vossa Excelência já armou o barraco, está criando suspeição sobre a Mesa Diretora? A cena da última semana não terá nenhuma conivência da minha parte”, gritou Acrísio que durante toda a discussão permaneceu na presidência dos trabalhos da sessão de ontem. Ele se referia à discussão sobre a CPI do Bolsa Família.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee