Pages

sábado, 4 de agosto de 2012

PROCURADORA GERAL PEDE CONDENAÇÃO DE 36 REIS DO MENSALÃO.

Por .   Postado  sábado, agosto 04, 2012   Sem Comentários


No segundo dia de julgamento do processo do mensalão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apresentou por mais de quatro horas e meia os argumentos de acusação aos réus do mensalão. Ele pediu a condenação de 36 réus e a absolvição de dois: Luiz Gushiken, ex-secretário de Comunicação do governo Lula e Antônio Lamas, ex-assessor da liderança do PL (atual PR) na Câmara, por falta de provas.

Prisão
O procurador pediu ainda que, assim que o julgamento for encerrado, sejam expedidos os mandados de prisão para os condenados.
Dirceu
A próxima sessão será na segunda-feira (6), a partir das 14h e começará com a apresentação da defesa de José Dirceu.
Ataques
O procurador também reclamou da ofensiva de ataques contrários a ele devido ao julgamento. “Em 36 anos de carreira, jamais enfrentei igual onda de ataques grosseiros e mentirosos, com o objetivo de me constranger”, disse.
Gurgel acrescentou que tais ataques não o intimidam: “A tibieza é absolutamente incompatível com o Ministério Público”. O procurador afirmou ainda que o Ministério Público “confia que os atos de corrupção, mazela desgraçada do país, sejam tratados com rigor”.
Atrevido
Por duas vezes, Gurgel afirmou que o mensalão foi “o mais atrevido caso de corrupção e devio de dinheiro público do país” e encerrou sua exposição citando um trecho da música Vai passar, de Chico Buarque: “Dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações”.
Defesa
Assim que o procurador encerrou sua fala, o advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, pediu que o tribunal concedesse a duplicação do tempo de defesa, pois seu cliente teria sido citado 197 vezes durante a sessão de hoje. No entanto, o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, indeferiu o pedido de duas horas para a defesa e disse que a Corte já havia deliberado sobre o assunto previamente.
Chefe da Quadrilha
Segundo o procurador-geral, o operador de todo o esquema do mensalão foi José Dirceu. Ele argumentou que os encontros e acordos eram fechados na casa do petista e que, segundo o depoimento de Marcos Valério, nada era fechado sem a autorização de José Dirceu. “José Dirceu foi a principal figura, o mentor, o grande protagonista do mensalão. Foi ele quem idealizou o sistema ilícito”.
Que mensalão?
No entanto, a defesa de Dirceu alega que não houve mensalão e que não há provas que constatem que Dirceu praticou os crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.
Tal, qual
Sobre o argumento da defesa, Gurgel admitiu que há menos provas contra Dirceu do que contra outros integrantes da quadrilha, porque, segundo ele, o chefe tem quem aja por ele, e os acertos com ele são feitos a portas fechadas. Segundo Gurgel, “ assim como um chefe de quadrilha”, ele não aparece com frequência durante as negociações do esquema.
Três núcleos
O procurador dividiu sua argumentação em torno de três núcleos principais: político, financeiro e operacional. Segundo ele, Delúbio Soares foi o principal elo entre os três setores do esquema. Por diversas vezes, Gurgel questionou o fato de que o esquema só utilizou dinheiro em espécie nas transações e pagamentos aos parlamentares e “não os meios que todos nós estamos acostumados a utilizar”.
Compra de Votos
Gurgel relatou que grandes saques foram realizados por políticos e partidos às vésperas de votações de projetos de lei importantes no Congresso Nacional durante o primeiro mandato do governo Lula. Como já havia sustentando na acusação prévia, o procurador afirmou que o montante era usado para comprar o voto de parlamentares da base aliada, com o objetivo de viabilizar o projeto de poder do PT.
“Sempre nos dez dias anteriores ou posteriores a uma votação relevante havia também a movimentação de vultosos valores em espécie. Isso não se provou nos autos aqui, se provou na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Correios”. O dinheiro, segundo Gurgel, era sacado das contas das agências do publicitário Marcos Valério, e repassado a partidos da base aliada.
Com informações do Congresso em Foco.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee