Pages

domingo, 8 de julho de 2012

INTERNAUTAS EM PÂNICO

Por .   Postado  domingo, julho 08, 2012   Sem Comentários

Operação do FBI contra vírus pode deixar milhares sem internet em 9 de julho




Na próxima segunda-feira, 9 de julho, cerca de 260 mil pessoas em todo o planeta podem ficar sem internet, por conta de uma ação do FBI que está tentando combater um vírus – chamado DNSChanger – difundido por uma rede de criminosos. O desligamento temporário de alguns servidores é a última etapa da operação, que já dura dois anos. As informações são do site CBC News.
O vírus em questão ataca o DNS (Sistema de Nome de Domínios, na sigla em inglês), que tem como função converter os nomes dos sites em números. Por meio do sistema, um computador consegue entrar em contato com o outro. Quando o vírus invade o DNS, este se altera – por isso o nome ‘DNSChanger’.
O vírus infecta computadores pelos métodos mais comuns, como e-mails e sites contaminados. Quando uma máquina está infectada, o usuário acaba sendo desviado para outros sites ao tentar acessar uma página. Esses sites são em geral fraudulentos, que podem roubar dados pessoais e secretos, como senhas bancárias.
O FBI conseguiu desvendar o caso no ano passado, prendendo uma quadrilha de seis estonianos e tomando controle de uma centena de servidores que os criminosos manipulavam. Para contornar o vírus, a polícia criou um sistema que automaticamente redireciona os sites fraudulentos de volta para sites os reais em computadores contaminados. Dessa forma, os usuários nem sequer percebem que estão infectados.
Na segunda-feira (9), o FBI vai desligar esse sistema. Com isso, todos os computadores que ainda usam o esquema vão encontrar um bloqueio e não conseguirão se conectar à internet, até que estejam livres do vírus. Os usuários podem se prevenir fazendo um back-up da máquina e, depois, eliminando o DNSChanger por meio de um antivírus.
De acordo com Paul Vixie, presidente da empresa Internet Systems Consortium (ISC), que vem operando o esquema de redirecionamento para o FBI, o vírus chegou a atingir 650 mil máquinas em todo o mundo. Estima-se ainda que o crime rendeu quase US$ 20 milhões em quatro anos para a quadrilha por trás do DNSChanger.
Descubra se seu computador está infectado
De acordo com os últimos dados oficiais, calculados em 11 de junho, o Brasil possui cerca de 6 mil IP’s contaminados com o vírus. Descubra se você corre perigo no site www.dns-ok.us. Se aparecer um quadrado verde, não se preocupe, o seu computador está livre. Mas se aparecer uma caixa de cor vermelha, a sua máquina está infectada com o DNSChanger.
EPOCA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee