Pages

sexta-feira, 20 de julho de 2012

COLIGAÇÕES CONTESTADAS EM MARACANAÚ

Por .   Postado  sexta-feira, julho 20, 2012   Sem Comentários



No Município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, além das candidaturas para prefeito, vice-prefeito e vereador com pedidos de impugnação, duas coligações, uma majoritária e outra proporciona, também tiveram seus pedidos de registro contestados.


O juiz da 122ª Zona Eleitoral, Edisio Meira Tejo, tem até o dia 5 de agosto para julgar e publicar a decisão sobre todos os pedidos FOTO: KELLY FREITAS

A primeira coligação com pedido de impugnação é formada por PMDB, PSDC, PHS, PTC, PSB e PSD e tem Júlio César (PSD) como candidato a prefeito e o deputado federal Edson Silva como vice-prefeito. A proporcional é formada por PSB, PSB e PTC.

Em Maracanaú estão candidatos Firmo Camurça (PR), com a coligação "Maracanaú quem te viu, quem te vê", formada por PRB, PP, PDT, PT, PSL, PTN, PSC, PR, PPS, PMN, PTC, PV, PRP, PCdoB, PTdoB; Sergio Moraes (PRTB), que tem como aliados PRTB e PPL na coligação "Maracanaú em boas mãos"; Júlio César (PSD) do "Maracanaú de volta para o povo"; e Ciro Augusto Mota, do PSOL. Este último é o único que não teve pedido de impugnação.

Os motivos para as impugnações são variados. Por exemplo, no caso do candidato a vice-prefeito, Edson Silva, três foram os pedidos de impugnações feitos. Um pela coligação "Maracanaú quem te viu, quem te vê", e outros dois por um candidato a vereador da cidade. Em uma das solicitações, é requerida a nulidade da convenção feita por ele, pois esta foi editada três vezes, sendo marcadas para lugares distintos. Outra solicita o cancelamento do título do postulante, pois este não apresentou as três contas que comprovem seu endereço no local, e um último pedido de impugnação é uma ação de cancelamento do título.

Mandado de Segurança

O candidato Júlio César, do PR, também teve sua postulação contestada pela coligação liderada pelo Partido da República, por desaprovação de suas contas em 1998 pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O republicano já foi prefeito de Maracanaú por três vezes e deputado estadual por duas vezes. O candidato ingressou com mandado de segurança porque não teve o direito de defesa, uma vez que a desaprovação de suas contas na Câmara Municipal de Maracanaú foi feita no dia 4 de julho deste ano, em sessão extraordinária.

Firmo Camurça (PR) também teve um pedido de impugnação de sua candidatura, pela coligação "Maracanaú de volta para o povo" com base na desaprovação de suas contas, quando este foi secretário da Esporte, Juventude e Cultura em 2005. Em 1ª instância suas contas que foram desaprovadas com multa e aplicação de nota de improbidade administrativa. Entrou com liminar, mas esta foi cassada.

Já Sergio Moraes, da coligação "Maracanaú em boas mãos", que tem como aliados PRTB e PPL, teve sua candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral, que alegou sua inelegibilidade, pois este não pagou e nem parcelou multas eleitorais, quando foi condenado pela Justiça por não apresentar certidão criminal.

O juiz da 122ª Zona Eleitoral, Edisio Meira Tejo, tem até o dia 5 de agosto para julgar e publicar sua decisão sobre todos os pedidos de registro, inclusive sobre as ações de impugnações. Em seguida, os candidatos e os que impugnaram terão direito a recorrer da decisão do magistrado para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Todos os candidatos que tenham seus registros negados, se recorrerem da decisão do juiz poderão continuar fazendo suas campanhas até a eleição, apesar do incômodo de estar sendo sempre lembrado de que poderá chegar ao dia da eleição e realmente não ser candidato se os recursos forem julgados negativamente pelos tribunais. FONTE D.N

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee