Pages

quarta-feira, 13 de junho de 2012

SECA:2012 A PIOR SECA DOS ÚLTIMOS ANOS

Por .   Postado  quarta-feira, junho 13, 2012   1 Comentário

Ceará registra 6ª pior seca desde 1950, segundo Funceme

O Ceará registrou este ano a sexta pior seca desde 1950, ano em que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) passou a computar dados sobre chuvas no Estado. A informação é do meteorologista da fundação, Namir Melo.

A pior seca registrada pela Funceme foi em 1958, seguida pelos anos de 1998, 1993, 1951, 2010 e 2012. Segundo Namir Melo, este ano, o clima no Ceará seria influenciado pelo fenômeno La Niña, em que acontece o resfriamento da temperatura de superfície do Oceano Pacífico. “Na maioria dos anos de La Niña tivemos anos de ‘normal’ a ‘chuvoso’. Este ano tivemos uma La Niña seca”, explica o meteorologista. Em 63 anos de compilação de dados, o fenômeno aconteceu apenas quatro vezes, nos anos 1951, 1981, 2001 e 2012. “É um fenômeno que não é muito comum. Este ano é atípico”.
O meteorologista também explicou a ocorrência de chuvas no Estado durante a madrugada e início da manhã. Segundo Namir, é um reflexo do período chuvoso na Zona da Mata, que vai de maio a agosto. Quando as chuvas estão intensas nessa área, que se estende do Recôncavo Baiano a Natal (RN), o Ceará sofre influência. "Há anos que as chuvas atingem um pouco mais o interior do Estado, mas, este ano estão na faixa litorânea e Baixo Jaguaribe”, afirma Namir.
O meteorologista revelou também que não é possível ainda fazer uma projeção da quadra chuvosa para o próximo ano. "Estamos monitorando semanalmente as condições do Oceano Pacífico e Oceano Atlântico, tendo em vista as boias meteorológicas ancoradas nos oceanos. A partir de outubro ou novembro vamos ter, não uma previsão, mas um indicativo", indica.O POVO


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

Um comentário:

  1. a coisa ta feia amigo e não e so ai não
    aqui tambem esta seco chega ate rachou o chão
    algumas pessoas tiveram umas baija de feijão,

    mais a coisa foi poquinha foi so uma sarandela,
    antes de amaduricer as baijas ficam amamrela.
    so deu mesmo pra tirar o ferrujo da panela,

    mais mesmo assim fui esperto e pensei especial;
    andei plantando umas covas de feijão no meu quintal,
    não deu muito mais deu pouco mas mesmo assim foi legal

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee