Pages

domingo, 10 de junho de 2012

O VÍCIO QUE MATA

Por .   Postado  domingo, junho 10, 2012   Sem Comentários


Brasil gasta R$ 21 bi por ano no tratamento de doenças causadas por cigarro

350 pessoas morrem por dia no país por conta do tabagismo


Em 2011, o Brasil gastou R$ 21 bilhões no tratamento de doenças relacionadas ao cigarro – a quantia equivale a 30% do orçamento do Ministério da Saúde nesse período. O tabagismo é ainda responsável por 13% das mortes no país. São 130 mil óbitos por ano, ou seja, 350 por dia. As informações são de um estudo inédito da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).

O estudo foi divulgado a tempo do Dia Mundial sem Tabaco, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e comemorado nesta quinta-feira (31). Ele analisou dados de 15 doenças relacionadas ao cigarro. Quatro delas – cardíacas, pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão e acidente vascular cerebral – respondem por 83% dos gastos. O valor é referente às despesas tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na saúde suplementar.
Um dos argumentos da indústria do fumo para frear medidas de prevenção é a alta arrecadação de impostos, além da alta quantidade de empregos concentrada na atividade. O estudo apontou, porém, que a quantia gasta com o tratamento de males do cigarro é 3,5 vezes maior do que o valor arrecadado pela Receita Federal com produtos derivados do tabaco em 2011.
De acordo com Paula Johns, diretora executiva da ACT, os números mostram que ainda há muito a ser feito no combate ao tabagismo. Entre reivindicações, está a regulamentação da lei que proíbe fumo em locais públicos fechados e a proibição de propaganda nos locais de venda.
Segundo dados da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, o percentual de fumantes no Brasil apresentou uma leve queda nos últimos seis anos. Em 2006, 16,2% dos brasileiros eram fumantes; em 2011, tal porcentagem diminuiu para 14,8%.EPOCA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee