Pages

domingo, 24 de junho de 2012

JÁ PENSOU EM NÃO MENSTRUAR?

Por .   Postado  domingo, junho 24, 2012   Sem Comentários


A cada mês, milhões de mulheres sofrem com a menstruação. Enxaqueca, mal estar e cólicas são alguns dos sintomas. Tomar medicação anticoncepcional de forma contínua pode ser uma solução. Mas a técnica traz algum risco?


Se você é mulher, sabe muito bem do que este caderno se trata. Se ainda não sentiu na pele, pelo menos tem alguma pessoa da família, amiga ou conhecida que passe, todos os meses, por verdadeiros pesadelos com os sintomas do aviso ou da própria menstruação. Caso seja homem, é importante também se informar e buscar entender que crises de choro, irritabilidade e indisposição são, sim, questões causadas por hormônios.

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 35% das mulheres do mundo, em algum momento da idade fértil, sofrem de tensão pré-menstrual (TPM). Estima-se que, entre as brasileiras, o número chegue a 18,5 milhões de mulheres que sentem, pelo menos, um dos 150 sintomas conhecidos da TPM. Os incômodos antes do período menstrual vão desde crises de choro e irritabilidade, até inchaço e dor de cabeça forte.
Normalmente, as transformações acontecem tanto no corpo quanto na mente, entre dois a dez dias antes da menstruação. Sintomas como ansiedade, irritabilidade, agressividade, crises de choro, tensão e dor de cabeça estão associados ao aumento de peso da barriga, dos seios e região dos quadris por conta da retenção de líquido.
Algumas mulheres ainda têm sensação de fadiga, dores musculares, dificuldade de concentração, aumento de espinhas, alteração no apetite e distúrbios do sono. Em casos mais graves, as alterações chegam a provocar conflitos com a família e amigos. Todos os sintomas citados são observados no período da TPM. Mas é quando a menstruação chega que outros três entram em ação: dores de cabeça, enxaqueca e cólicas.
E se alguém chegasse para uma mulher que sofre todos esses sintomas e dissesse que ela não é obrigada a passar por tudo isso? O sítio da Internet Viva Sem Menstruar traz uma página de informações sobre contracepção contínua, sem identificação comercial, e das vantagens que a mulher que opte pela não menstruação pode ter. O canal de televisão GNT também veicula uma propaganda do endereço eletrônico protagonizada pela atriz Guta Stresser (a Bebel do programa global A Grande Família).
A partir da questão, o Ciência & Saúde desta semana trata das consequências para a saúde da mulher que a opção de não menstruar pode (ou não) trazer. Se existem casos recomendados, os supostos riscos que a mulher pode correr e as vantagens em não menstruar.OPOVO

A ginecologista e obstetra da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Ceará, Zenilda Vieira Bruno, adianta que não há riscos adicionais para as mulheres que optem por tomar anticoncepcionais de forma ininterrupta. “O método sem interrupção é tão seguro quanto o método com pausa”.

A médica também aponta que a maioria dos anticoncepcionais vendidos no mercado podem ser tomados de forma contínua. A obstetra aponta, no entanto, que é imprescindível a consulta ao ginecologista para que ele possa definir qual o melhor tipo para cada mulher.OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee